CLICK E OUÇA A RÁDIO LUZ DE DEUS

A PERSONALIDADE E ATRIBUTOS DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo se revela como um ser pessoal, a semelhança do Pai e do Filho, com extrema sabedoria e sentimentos, como está escrito: “o Espírito de sabedoria e de entendimento”, (Is 11:2), Sua personalidade nos leva a um relacionamento de comunhão, “E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos”. (Rm 8:27), Seu conhecimento é total, do passado e futuro, e até, do próprio Deus  “o Espírito de conhecimento”, (Is 11:2),  “as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus”. (1 Co 2:11), E Ele nos guia; “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. (Rm 8:14), fala conosco; “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Ap 3:22), nos ensina; “O Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas”, (Jo 14:26), Nos ajuda; “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” .(Rm 8:26), O Espírito Santo continuou a obra do Senhor Jesus de consolador, “consolando, exortando e edificando”. (1ª Co 14:3), “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade”. (Jo 14:16,17), E ordena; “meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram; levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu os enviei”. (At 10:19,20), E decide segundo sua vontade, “O Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente”. (1ª Co 12:11), e nós devemos obedecer a direção do Espírito Santo, e não pecar contra Ele (Mt 12:31-32) “E não entristeçais o Espírito de Deus”. (Ef 4:30)

 

ATRIBUTOS MORAIS

Os atributos morais do Espírito Santo revelam além do seu caráter divino, com padrões morais perfeitos, muito superiores as do homem, por isso o homem só pode ser aperfeiçoado pelo Espírito.

SANTIDADE – Santidade é o atributo distintivo por excelência do Espírito Santo. Ele é Santo porque não peca, não erra, é perfeito, pois é o esplendor intelectual e moral, a pureza ética no qual ele se deleita no bem e abomina o mal. Por isso, um relacionamento de comunhão com o Espírito Santo nos leva a santificação. “segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento”, (1ªPe 1:15),porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade”, (2 Ts 2:13)  Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo”, (Jd 1:20)

 

VERDADE – Ele possui, revela, proporciona, introduz, testifica e defende a verdade. “E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade”. (1ªJo 5:6), “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. (Jo 16:13), Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; (Jo 15:27), “para que eles também sejam santificados na verdade”. (Jo 17:19), por isso, precisamos conhecê-lo; “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (Jo 8:32).

JUSTIÇA: A justiça do Espírito é perfeita pelo seu conhecimento de tudo e de todos, ele julga todas as coisas e não erra, “pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. (Gl 6:7),                    “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. (Rm 14:17), esta justiça divina está revelada no evangelho, (Rm 1:17), pois todas promessas de Deus são condicionadas a uma atitude de justiça, por isso, o Espírito nos purifica e nos ensina a praticar a justiça, “quando o Senhor lavar a imundícia das filhas de Sião e limpar Jerusalém da culpa do sangue do meio dela, com o Espírito de justiça e com o Espírito purificador”. (Is 4:4).

Be the first to comment on "A PERSONALIDADE E ATRIBUTOS DO ESPÍRITO SANTO"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*