ESTUDO 05 – A PALAVRA DE DEUS

O Senhor Deus se revela ao homem através da sua palavra nas escrituras, mostrando seu grande poder, sua perfeita justiça e santidade, (Rm 7:12), seu amor e misericórdia infinita, seu propósito de abençoar e salvar a humanidade, e sua proposta de aliança para que este se regenere e o receba como Senhor; “Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente”. (1 Pe 1.23), Porque Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para correção, educação na justiça e perfeição”.(2° Tm 3:16), e também “a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. (Hb 4.12). Assim, através da palavra; “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR” (Os 6:3).

 

               O Senhor Deus tudo criou através da sua palavra; “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”. (Hb 11.3), (2º Pe 3.5), A terra, e todas as coisas que nela há, tanto os animais, vegetais, minerais, como toda a vida humana, foi criada pela palavra de Deus; (Gn 1), Porque disse Deus; “assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei”.(Is 55.11). Portanto, tudo que Deus prometeu ou determinou nas escrituras, já aconteceram, estão acontecendo ou acontecerão, porque “a Escritura não pode falhar”, (João 10:35). E ainda, conforme o profeta Jeremias: (1:12), “Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir”. E como a palavra de Deus é eterna; “Seca-se a erva e cai a sua flor, mas a palavra do nosso Deus permanece eternamente”. (Is 40.8). “E acima de tudo; Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” (Nm 23:19).

 

A PALAVRA DE DEUS É:

 

FIEL: “Nem uma só promessa caiu de todas as boas palavras que falou de vós o SENHOR, vosso Deus; todas vos sobrevieram, nem uma delas falhou”. (Js 23.14). é fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras”. (SL 145:13), Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam. (Pv 30:5)

 

SÁBIA: “O Senhor dá a sabedoria, da sua boca vem a inteligência e o entendimento” (Pv 2:6) “No caminho da sabedoria te ensinei”. (Pv 4:11)Com Deus está a sabedoria e a força; ele tem conselho e entendimento”. (Jó 12:13), “isso procede do SENHOR; ele é maravilhoso em conselho e grande em sabedoria”. (Is 28:29) 

 

JUSTA: “A justiça de Deus se revela no evangelho”. (Rm 1:17), “Justo é o Senhor em todos os seus caminhos”. (SL 145.17), “O Senhor justiça nossa”. (Jr  23.6), “Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás”. (Is 45:23), “Deus é justo juiz… (SL 7:11).

 

CAMINHO: “a fim de que o SENHOR, teu Deus, nos mostre o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer” (Jr 42:3), “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada” (SL 18:30)  “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho”. (SL 32:8)

 

VERDADE: “Santifica-os na tua palavra, a tua palavra é a verdade” (Jo 17:17) “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. (Jo 8:32), “Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome”. (SL 86:11),As tuas palavras são em tudo verdade”, (SL 119:160) 

 

VIDA: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. (Mt 4.4), “Filho meu atenta para as minhas palavras, porque são vida para quem as acha e saúde para o seu corpo”.(Pv 4:20-22),  “Disse Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. (Jo 14:6).

 

LUZ: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos”. (SL 119:105), “O mandamento do Senhor, ilumina os olhos”. (SL 19:8), “Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte… (SL 43:3), “O SENHOR é Deus, ele é a nossa luz”; (SL 118:27)

 

“tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes. (1 Ts 2.13), Enfim,  “bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!” (Lc 11:28). Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra. (Is 66:2).

Be the first to comment on "ESTUDO 05 – A PALAVRA DE DEUS"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


%d blogueiros gostam disto: