O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

O batismo com o Espírito Santo é a maior dádiva de Deus aos homens em vida, pois significa que o Espírito de Deus vem habitar no corpo de quem crê, concedendo nova vida com seus dons e fruto, como está escrito “Porei dentro de vós o meu Espírito”. (Ez 36:27), O Senhor Deus prometeu através do profeta Joel. “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne;” (Joel 2:28), (At 2:17), A profecia se cumpriu depois que Jesus veio ao mundo, conforme as palavras de João Batista, “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.(Mt 3:11), E, Jesus ao ser Batizado nas águas recebeu o Espírito Santo, “Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3:16,17), (Lc 3:21,22).

 

Quando Jesus escolheu os discípulos para ensiná-los o Espírito Santo passou a habitar com eles,

“O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”. (Jo 14:16,17), E após a ressurreição, a última promessa antes de subir aos céus foi sobre o Espírito Santo, “Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”. (At 1:5) e acrescentou “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. (At 1:8), Promessa cumprida no Pentecostes, “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”. (At 2:4)

 

No pentecostes, dez dias depois da ascensão de Jesus, começou a Igreja, com os discípulos sendo batizados no Espírito Santo, e cresceu, porque os todos os que acreditavam na palavra de Deus eram batizados nas águas e no Espírito Santo. “Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo”. (At 8:17), e na pregação de Pedro muitos receberam o Espírito antes mesmo do batismo nas águas. “Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?” (At 10:47), E Houve um grande avivamento na Igreja, “Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente”. (1Co 2:12), A doutrina dos Apóstolos era a fé em Jesus e a comunhão com o Espírito Santo. “Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós”. (2Tm 1:13-14).

 

            Portanto, a vontade de Deus é habitar em nós através do seu Espírito, mas antes de habitar, é necessário edificar a casa, como está escrito, “também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito”. (Ef 2:22), Disse Jesus: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha”; (Mt 7:24), A edificação no Espírito é pela pregação da palavra, que traz a fé, (Rm 10:17),  e produz o arrependimento, para o perdão dos pecados, (Lc 24:47), e “a verdade libertará”, (Jo 8:32), Convertendo o coração vem o novo nascimento, (Jo 3:3), o crescimento espiritual na proporção que se ouve e pratica a palavra, “Deus vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior”; (Ef 3:16) o Espírito edifica o cristão, preparando-o para ser a casa de Deus, “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Co 3:16).

 

O batismo com Espírito Santo acontece quando pedimos ao Pai, “quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? (Lc 11:13), “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo”.(At 4:31) Em louvor e adoração; “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”, (Jo 4:24), PorqueSe alguém tem sede, venha a mim e beba”.(Jo 7:37), então, Enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais”, (Ef 5:18,19). Amém.  

Be the first to comment on "O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


%d blogueiros gostam disto: