CLICK E OUÇA A RÁDIO LUZ DE DEUS

O ESPÍRITO SANTO NA MISSÃO DE JESUS

O Espírito Santo atuou e toda a missão do Senhor Jesus, que estava com o Pai, subsistindo como Deus no reino dos céus, antes da fundação do mundo. (Jo 17:24), E para salvar a humanidade, a dois mil anos veio na terra em forma humana, como está escrito “Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana”. (FL 2:6,7). Para tanto, o Espírito Santo o transformou e transportou do reino dos céus, para o ventre de Maria. Como está escrito: “Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus”. (Lc 1:35) Mas, como Maria tinha a natureza humana, e trazia em si o pecado original, o Espírito Santo formou o corpo do Senhor no ventre de Maria “um corpo me formaste” (Hb 10:5), para nascer com a natureza divina sem o vinculo do pecado, em total santidade. Como está escrito, “será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno”. (Lc 1:15), E ainda “Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”. (Lc 2:40).

 

Jesus aos doze anos já sabia da sua natureza “Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai” (Lc 2 41-49) e com 30 anos na idade sacerdotal, (Lc 3.23), para iniciar o seu ministério, precisava ser cheio do Espírito Santo. “Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.(Mt 3:16,17), “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo”.(Mt 4:1), Como Adão e Eva pecaram, Jesus tinha que ser provado, antes de começar a sua missão.

 

Depois de aprovado, “Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança”. (Lc 4:14), e na sinagoga leu Isaías 61.1,2  “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor”. (Lc 4:18,19), Além da evangelização, os milagres também foram realizados pelo poder do Espírito. “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”; (At 10:38), Jesus disse: “Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós”.(Lc 11:20). O Espírito Santo capacitava Jesus de expulsar demônios e foi chamado pelo próprio Jesus de “dedo de Deus”.

 

O Espírito Santo é também chamado o Espírito de Cristo, (FL 1:19), (Rm 8:9), porque o guiou em toda a sua missão, e hoje se manifesta com poder transformando vidas em nome de Cristo, e para a gloria de Cristo. “Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz. Farei repousar sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará juízo aos gentios”.(Mt 12:18), e profeticamente viria sobre Jesus as sete manifestações do Espírito. “Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR”. (Is 11:2). Estas manifestações capacitaram o Senhor Jesus para desenvolver seu ministério.E, chegando à sua terra, (Nazaré) ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos?” (Mt 13:54). 

 

          Uma vez que era necessário o sacrifício de Jesus para a nossa salvação, e era a vontade de Deus o Espírito Santo moveu toda a situação para que acontecesse tudo conforme havia sido predito pelos profetas.  “Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia.” (Lc 24:46).  Ofereceu-se em sacrifício pelo Espírito Santo. “Muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” (Hb 9:14), E foi ressuscitado pelo Espírito. “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. (Rm 8:11).

 

             E após a ressurreição, o Senhor Jesus reencontrou seus apóstolos e falou do reino de Deus. E lhes deu a ordem “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. (Mt 28:19) “Depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas”.(At 1:2). Mas, o Espírito Santo permanece conosco cumprindo todas a promessas do Senhor Jesus abençoando as nossas vidas e nos preparando para sua volta. amém.

Be the first to comment on "O ESPÍRITO SANTO NA MISSÃO DE JESUS"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*