O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo revela a essência da sua personalidade e caráter pelo seu fruto, assim também o homem, revela o que ele é, pelo fruto das suas ações. (Jr 17.10), Como a árvore produz o seu fruto segundo a sua espécie, o fruto do Espírito é um só, contendo todas as manifestações, que crescem juntas no coração de quem crê em Jesus, e busca em oração, renovando sua personalidade e caráter, fazendo-o nascer de novo, transformando e santificando, fortalecendo a vida espiritual. (2 Pe 1:3-11). Mas, como o galho só produz se permanecer ligado a arvore, o Espírito só produzira o seu fruto em quem permanecer ligado a Ele. (Jo 15:1-7).

 

AMOR – O amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. (Rm 5.5) “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.  Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”.(1 Jo 4:7,8), “Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição”. (Cl 3:14)

 

ALEGRIA – “Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo”. (At 13:52), “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. (Rm 14:17), “encher-me-ás de alegria na tua presença”. (At 2:28), “Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico”. (SL 100.2).

 

PAZ – Jesus prometeu: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. (João 14:26-27), “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; (Rm 5:1), “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti”. (Is 26:3).

 

LONGANIMIDADE – O Espírito produz um “Longo animo” que é sinônimo de paciência. “imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas”. (Hb 6:12), Perseverança diante das dificuldades; “E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa”. (Hb 6:15), “consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos”. (1  Ts 5:14)

 

BENIGNIDADE – O Espírito Santo nos leva a fazer sempre o bem, e a compreender a todos e perdoar, evitando a natureza maligna “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”. (Ef 4:32).

 

BONDADE – Bom é um só que é Deus”, (Mc 10:18), O Espírito Santo produz a bondade de Deus em nossos corações “porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade”. (Ef 5.9), porque, “O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra”. (Pv 21.21).

 

FIDELIDADE – Disse Deus: “Os meus olhos procuram os fiéis da terra para que habitem comigo”. (SL 101.6), Escolhi o caminho da fidelidade e decidi-me pelos teus juízos”. (SL 119:30), e “O homem fiel será cumulado de bênçãos”. (Pv 28:20),  Devemos ser fieis a aliança com Deus.

 

MANSIDÃO – Jesus disse “ Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra”. (Mt 5:5), “Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras”.(Tg 3.13) “espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus”. (1 Pe 3:4),

 

DOMINIO PRÓPRIO –Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio”. (Pv 25:28), “eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo”. (Gn 4:7), “o pecado não terá domínio sobre vós”, (Rm 6:14),  Graças a Deus.

Be the first to comment on "O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


%d blogueiros gostam disto: