OS ATRIBUTOS DE DEUS – 02

                Como Deus é perfeição absoluta e infinita, e a nossa inteligência é limitada, jamais poderemos entender sua natureza divina na plenitude dos seus atributos. Mas, o Espírito Santo nos revela as coisas de Deus (1 Co 2:11), E sabemos que Ele possui existência independente, ou seja, não depende de ninguém fora de si mesmo para continuar existindo. E todos os seus atributos demonstram sua soberania, “por ser ele grande em força e forte em poder”. (Is 40:26).

 

Porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas”. (Rm 1: 19-20)

 

Deus tem atributos exclusivos de poder e divindade que mostram sua perfeição divina, e que não foram transmitidos ao homem na criação, eles são chamados atributos incomunicáveis.

 

ONIPOTENTE – Ele é todo-poderoso, (SL 91.1), “Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso”.(Ap 19:6), Ele pode fazer qualquer coisa que Lhe agrada, mas as Suas ações estarão sempre de acordo com o seu caráter. (Jr 32:17-19),  Em Deus o poder, é um atributo criador é uma energia que faz surgir a criação do nada. “Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso”! (Ap 15:3),  Veja também (Gn 1:1), (Gn 17.1), (Hb 11:3).

 

ONIPRESENTE – Ele esta acima das limitações de espaço, está presente em todos os lugares ao mesmo tempo e esta em tudo porque tudo subsiste nele. “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também”; (SL 139: 7,8), (Gn 28:15,16), (Jr 23:23,24), (Dt 4:39)

 

ONISCIENTE – Seu conhecimento, é completo e absoluto, não é adquirido como o nosso, faz parte de sua essência e se estende para o passado e para o futuro, “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos”; (Jr 17:10). “SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda”. (SL139:1-4), 

 

IMUTAVEL – Ele não sofre alteração ou variação em seu ser, por causa do tempo, porque só mudam e se transformam, tendo um progresso ou uma decadência os seres imperfeitos. Por ser perfeito, Deus é imutável tanto em poder, como santidade, propósitos e promessas, “Porque eu, o SENHOR, não mudo” (ML 3:6), “Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento”.(Hb 6:17).

 

ETERNO – Ele esta acima de qualquer limitação de tempo, sem principio e sem fim. Para Deus “um dia é como mil anos” (SL 90:4),(2ªPe 3:8), Seres imperfeitos tem inicio e fim, mas, Deus, sendo perfeito, é eterno, “Mas o SENHOR é verdadeiramente Deus; ele é o Deus vivo e o Rei eterno”. (Jr 10:10), o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga” (Is 40:28), O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. (1º Tm 6:16), (Dt 33:27), (Rm 16:26), (Tt 1:2).

SANTO – É o atributo distintivo por excelência de Deus, o resplendor de tudo quanto Deus é. O esplendor intelectual e moral, a pureza ética no qual ele se deleita no bem e abomina o mal. “Porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo”. (Lv 19:2), (SL 77:13) (SL 93:5) (Ez 36:23) “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso”.(Ap 4:8)“segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento”(1Pe 1:15)

 

INFINITO – Sem fim, sem limite em seu ser. Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? (Is 40:12), Nada existe acima de Deus, e a ele tudo está subordinado. “…Eu sou Deus. Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá”? (Is 43:12,13).

Be the first to comment on "OS ATRIBUTOS DE DEUS – 02"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


%d blogueiros gostam disto: