OS ATRIBUTOS DO ESPÍRITO SANTO

Os atributos do Espírito Santo são revelados pelas escrituras em similaridade com o Pai e o Filho, mostrando uma perfeita harmonia existente na trindade divina, para subsistência do reino de Deus.  “Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um”. (1ª João 5:7), Os atributos revelam à pessoa, o poder, a capacidade, e as obras do Espírito Santo.

 

ONIPOTENTE – Todo-poderoso, mas, suas ações estão sempre de acordo com a palavra de Deus, “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá”. (Lc 1:35), “recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo”. (At 1:8), nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo, (1ªTs 1:5), “Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia”. (Lc 4:14), Disse Jesus: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos”. (Lc 4:18).

 

ONIPRESENTE – Presente em todos os lugares ao mesmo tempo, porque esta acima das limitações de espaço e esta em tudo porque tudo subsiste nele. “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá”. (SL 139:7-10)

 

ONISCIENTE – Ciente de tudo, seu conhecimento faz parte de sua essência, é completo e absoluto, não é adquirido como o humano, e se estende para o passado e para o futuro, e conhece o pensamento e o coração do homem. (SL139:1-4), “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus”. (1 Co 2:11,12). Ele é “O Espírito de conhecimento”, (Is 11:2). Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. (Jr 17:10), 

 

SÁBIO – A sabedoria do Espírito é infinita, Ele é “O Espírito de sabedoria e de entendimento” (Is 11:2), “Quem guiou o Espírito do Senhor? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento”? (Is 40:13,14) “homens cheios do Espírito e de sabedoria”, (At 6:3), “não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais”. (1ª Co 2:13), o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele”. (Ef 1:17), “O Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”. (Jo 14:26). Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. (Tg 1:5).

 

ETERNO – O Espírito Santo está acima de qualquer limitação de tempo, porque não sofre qualquer alteração ou variação em seu ser, Ele é imutável, porque toda mudança constitui um progresso ou uma decadência, e só possuem duração limitada as criaturas, que são imperfeitas. O Espírito Santo, sendo infinitamente perfeito, é eterno, sem principio e sem fim. Por isso, ele quer aperfeiçoar o nosso espírito com o novo nascimento para que possamos também ser eternos e assim nos livrar da morte. “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte”. (Rm 8:2) O sacrifício de Jesus possibilitou o espírito Santo nos santificar. “Por meio do Espírito eterno ele se ofereceu a si mesmo a Deus como sacrifício sem defeito”. (Hb 9:14)  “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”. (Jo 3:5,6).

Be the first to comment on "OS ATRIBUTOS DO ESPÍRITO SANTO"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


%d blogueiros gostam disto: