OS ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS 03

Deus como um ser pessoal e racional, possui caráter, assim podemos falar dos seus atributos como qualidades do caráter divino, embora não exista atributo que possa expressar adequadamente o ser de Deus, todavia, eles revelam sua essência como um ser infinito, não em parte como o homem que é limitado, mas, em cada atributo vemos sua grandeza, porque Deus se expressa por seus atributos. Os atributos são divididos em duas espécies, os incomunicáveis e os comunicáveis. Os incomunicáveis são exclusivos de Deus e não se encontram no homem. Os comunicáveis são os atributos morais que foram concedidos ao homem na criação, a semelhança de Deus, mas, ofuscados pelo pecado original que gerou a morte espiritual, mas, por obra do Espírito Santo podemos ser renovados no espírito à medida que recebemos os atributos morais de Deus nos tornamos filhos de Deus.

 

AMOR: Deus é amor infinito, e transferiu este sentimento para nós para podermos amá-lo acima de tudo e ao nosso próximo como a nós mesmos. “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”. (1ª Jo 4:7,8), (Mc 12:30,31), (João 3:16).

 

BONDADE: Na bondade de Deus que é infinita, se explica todo o bem que recebemos. “Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; (Ex 33:19), “A terra está cheia da bondade do SENHOR”. (SL 33:5)  Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus. (Lc 18:19)

 

BENIGNIDADE: Benigno e misericordioso é o SENHOR, tardio em irar-se e de grande clemência. (Sl 145.8), Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos, benigno em todas as suas obras. (Sl 145.17), Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus. (Lc 6.35), benigno e misericordioso é o SENHOR. (Sl 111.4).

 

MISERICORDIA: O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras.(Sl 145.9), Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso.(Sl 116:5), O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno, (SL103:8), disse Jesus: Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai. (Lc 6:36)

 

LONGANIMIDADE: O Senhor é longânimo e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, (Nm 14:18), E, passando o Senhor por diante dele, clamou: Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; (Êx 34:6)

 

FIDELIDADE: “Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto”. (Dt 32:4) “A minha fidelidade e a minha bondade o hão de acompanhar, e em meu nome crescerá o seu poder”. (SL 89:24), Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade. (Sl 100.5), “pois quem fez a promessa é fiel”. (Hb 10:23), (2º Tm 2:13).

 

 

JUSTIÇA: A justiça de Deus é perfeita, e “a justiça de Deus se revela no evangelho”, (Rm 1:17) Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face.(Sl 11.7), Justiça e direito são o fundamento do teu trono; graça e verdade te precedem.(Sl 89.14), A justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; (Rm 3.22)

 

EQUIDADE: É o respeito ao direito do próximo, Reina o SENHOR. Ele firmou o mundo para que não se abale e julga os povos com eqüidade. (Sl 96:10) “acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino.(Hb 1.8), “julgará o mundo com justiça e os povos, com equidade”.(98.9),

 

SABEDORIA: A sabedoria de Deus é infinita, ninguém lhe ensina ou aconselha, (Jó 12:13) (Is 40:14) Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; …ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. (Dn 2:20-23),   

Be the first to comment on "OS ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS 03"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


%d blogueiros gostam disto: