OS DONS DO ESPÍRITO SANTO

Os Dons do Espírito Santo capacitam o servo de Deus com poderes divinos para fazer a obra de Deus edificando a igreja, para pregação do evangelho, realização dos milagres de cura dos enfermos, libertação dos oprimidos, solução de problemas, crescimento espiritual, salvação.(Lc 4:18)

 

           “A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo. Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento;  a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las; Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente”. ( 1 Co12:1-11)

 

PALAVRA DA SABEDORIA – É para saber falar a palavra certa na hora certa, transmitindo mensagens e ensinamentos na sabedoria do Espírito Santo, (Mt 11:19 e13:54) esclarecimentos, (CL 1:28), conselhos, e julgamentos de questões difíceis, (1 Re 3:16-28), e pode ser pessoal ou coletiva.

 

PALAVRA DO CONHECIMENTO – É para saber explicar a palavra de Deus com conhecimento sobrenatural, entendendo os mistérios e ciência espiritual (Ef 1:17), para evitar o sofrimento, (Os 4:6) libertar do pecado, (Jo 8:32), e trazer crescimento e edificação para a Igreja, (1 Co 1:15) (Jr 3:15).

 

– A fé natural acredita em coisas naturais, baseada em conhecimento humano e o dom da fé é sobrenatural e vem do Espírito Santo, “a fé vem pela pregação”, (Rm 10:17), E capacita a pregar o evangelho, fazer milagres, e viver pela fé (Rm 1.17)). vencemos tudo pela fé, (Hb 11:6), (1Jo 5.4).

 

DONS DE CURAR – O Espírito Santo tem o dom de curar e opera através dos seus servos que creem, o Senhor Jesus disse: curai os enfermos, (Mt 10:8), (Lc 10:9) e também “se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados”. (Mc 16:18), a oração de fé, traz a cura. (Tg 5:15).

 

OPERAÇÕES DE MILAGRES – O Espírito Santo concede este dom para os homens de Deus realizarem grandes milagres, como paralíticos andarem, (At 3:1-10), cegos verem, (Mt 20:29-34), mortos ressuscitarem, (Jo 11:38-44), entre outros, é para transportar montes, é um dom de poder.

 

PROFECIA – Em grego “propheteuein”, falar em nome de alguém, “o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando”. (1 Co 14:3), Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho. (Hb 1:1).

DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS –É para separar o que vem de Deus, do quem de satanás, porque existem “espíritos enganadores e ensinos de demônios”. (1 Tm 4.1), a exemplo: Jesus disse a Pedro: Arreda, satanás, (Mt 16:23), O Ap. Paulo expulsou o espírito adivinhador, (At 16:16-18).

VARIEDADE DE LINGUAS – O Espírito Santo da o dom de línguas, (At 2:4) Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. (1Co14:2) O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, (1Co 14:4) língua dos anjos. (1Co13:1)

CAPACIDADE PARA INTERPRETÁ-LAS – Interpretar línguas não é comum, mas, o Espírito Santo pode usar alguém na interpretação, se for necessário, para edificar a Igreja. (1 Co 12:30).

Be the first to comment on "OS DONS DO ESPÍRITO SANTO"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


%d blogueiros gostam disto: