CLICK E OUÇA A RÁDIO LUZ DE DEUS

OS NOMES DE DEUS

Para conhecermos a Deus precisamos conhecer os nomes que Ele se autodenominou ao longo da história, em épocas e situações diferentes. Na criação da Terra, em Genesis 1:1, no original grego, o nome “Deus” é “EL-OHIM”, “Deus Criador”. E no princípio quando criou o homem, deu-lhe o nome de Adão, “o primeiro” e permitiu ao homem dar nome a tudo que o Senhor havia criado. (Gn 2:19), E se revelou ao homem como o SENHOR, e foi o neto de Adão, filho de Sete que: “começou a invocar o nome do SENHOR”. (Gn 4:26), E Noé, também lhe chamava, “O SENHOR”. (Gn 7:1), A Abrão; “apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso” “EL-SHADDAY”(Gn 17.1), Mas, o nome próprio e especifico que o Senhor Deus se revelou a Moisés no monte Sinai 1500 anos A.C. foi: YHWH :(“IAVÉ” ou “JAVÉ”), SENHOR em hebraico, e como está escrito: “Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, O SENHOR, não lhes fui conhecido”.(Ex 6:3), Eu Sou o que Sou” (Ex 3:14,15). É o nome mais importante do criador, mas, devido ao mandamento. “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”.(Ex 20:7), Assim o povo de Israel teme pronunciar o tetragrama YHWH, e substituem por Há Shem “O Nome”, usado no idioma hebraico em suas conversas informais. YHWH é citado 5321 vezes no A.T. E Também, os judeus utilizam “ADONAI” no hebraico, “Meu Senhor”, no lugar de pronunciar YHWH referindo-se a Deus, em orações e ocasiões solenes, pois indica intimidade de relacionamento Senhor – servo. ADONAI é usado no contexto religioso. A pronuncia correta é YAHWEH, e muitos pronunciam JEHOVAH. No A.T. encontramos o nome YHWH usado de forma composta, utilizados como títulos para revelar aspectos do caráter de Deus. E usados com o primeiro nome: YHWH, YAHWEH, ou JEHOVÁH. E aleluia, em hebraico “halleluyah”, significa “Glorificai ao Senhor”. “Yah = Senhor”.

 

YHWH-ELOHIM:  O Senhor, Criador de todas as coisas. (Gn 1:1), É plural, e revela a trindade.

YHWH-JIREH:  O Senhor é provedor ou Deus Proverá. Palavras de Abraão em (Gn 22:8,13,14).

YHWH-RAFA:  O Senhor que te sara. (Êx 15:26), Ele é o nosso médico.

YHWH-NISSI:  O Senhor é a minha bandeira. (Êx 17:15), Bandeira de Moisés contra Amaleque.

YHWH-SHALOM:  O Senhor é a nossa paz. (Jz 6:23,24), Palavras no altar de Gideão.

YHWH-RAAH:  O Senhor é o meu Pastor. (SL 23:1), Ele é o nosso guia.

YHWH-TSIDIKENU:  Senhor justiça nossa. (Jr 23:6), Profecia da restauração de Israel.

YHWH-SABBAOTH:  O Senhor dos Exércitos. (1Sm 1:3), (ML 3:11,12), (SL 24:10).

YHWH-SHAMMAH:  O Senhor está ali. (Ez 48:35) Deus sempre presente

YHWH-MACCADESHKEM:  O Senhor que te santifica. (Êx 31:13).

 

EL: “Deus”, força, poder, geralmente sendo associado a atributos da divindade como em “EL-OHIM”, O Criador (Gn 1;1), “EL-SHADDAY” Deus todo poderoso, “EL-ELYON” Deus Altíssimo, (Nm 24:16),(Is 14:13,14) “EL-OLAM” O Eterno Deus, (Is 40:28), (Gn 17:1-20), “EL HAI” O Deus vivo, (Js 3:10) (1Sm 17:26), “EL-ROI” o Deus que vê, (Gn 16:13), “EL-GIBBOR” o Deus forte, (Is 9:6).

 

Em toda a bíblia, há referencias para conhecer e glorificar o Nome de Deus: “pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome”. (SL 91:14), “Torre forte é o nome do Senhor”. (Pv 18:10), Jesus nos ensinou a santificar o seu nome; “Pai nosso que estas no céu, santificado seja o teu nome” (Mt 6:9), e conhecer seu nome: “Eu lhes fiz conhecer o teu nome” (Jo 17:26), E Jesus, exaltou o “Nome do Pai”, por isso; “Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (FL 2:9-11), Em hebraico é “YESHUA HAMASHIACH”. “Salvador Messias”, em seu nome as orações são ouvidas e atendidas por Deus (Jo 15.16; Rm 8.34), e os milagres são realizados. (Mc 16:16-18),  No nome de JESUS importa que sejamos salvos porque tem toda a autoridade.

Be the first to comment on "OS NOMES DE DEUS"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*